segunda-feira, 25 de abril de 2011

Uma pequena reflexão a cerca da relação entre teoria e prática.

A discussão da relação entre prática e teoria já rendeu uma vasta produção bibliográfica, intelectuais tem-se debruçados a tempos sobre está questão. No Brasil a partir da década de 80 essas discussões tomaram maior destaque entre educadores. Nesse momento passa-se a questionar o que é prática? O que a teoria? Esse dois conceitos podem ser pensados separadamente? Qual relação entre ambos? É nesse meio que a professora Déa Fenelon trás a sua reflexão crítica em relação a separação da teoria e prática. Segunda ela não deve de forma alguma existe está cisão entre teoria e prática, pela contrário deve haver uma unidade, coerência entre ambas, o que na teoria marxista chama-se de práxis, assim o ensino nunca deve-se ser pensado desvinculado da pesquisa, estes devem andar juntos no mesmo caminho. Nesse sentido a contribuição também da professora Selma Pimenta é pertinente quando ela trata do estágio na formação de professores, para essa autora o estágio deve ser concebido como uma atividade de pesquisa, como um campo de conhecimento, não apenas como o momento da prática na formação do professor. A reflexão dessas duas professores nos são de fundamental importância para se pensar o momento crucial na nossa formação que o estágio, nesse momento busca-se aplicar na prática a teoria aprendida na universidade, mas aqui vem as indagações, como se aplicar essa teoria a nossa pratica de sala de aula? Que teoria se trabalhar? Em qual perspectiva trabalhar essa teoria? E a prática afinal o que isso mesmo? Bom esse questionamentos sem duvida surgi na cabeça do estudante de graduação no momento de estágio, principalmente na licenciatura na área de ciências humanas, campo do saber em que o conhecimento se constitui a partir dos mais diversos referenciais teóricos. Como então articular a teoria e a prática, fazer a práxis pedagógica é o desafio a ser cumprido, o graduando deve levar em consideração essas questões que será de grande valia na atuação como estagiário e futuro profissional. Não estou pretendendo apresentar uma formula, acreditando que isso seja também e fácil de se fazer, apenas trago minhas observações no que acredito que se possa ser feito, recomendações que podem dar certo.
O que observo é que não precisamos não de mais teoria ou mais prática na nossa formação, mas é que seja possível saber uni-las de forma coerente, para o sucesso da escola e a concretização do ensino de qualidade. Penso que o bom profissional não vai ser o individuo conhecedor das varias concepções teóricas, mas sim o que melhor souber casar a teoria como a prática de forma arranjada e coerente, assim vai-se construir novas formas de conhecimento com a participação de todos já que o conhecimento empírico de mundo todos nos temos, o que nos resta como professores em formação é valorização essa experiência do aluno e utilizá-la a nosso favor e para isso a nossa formação nos dá a formação teórica em tese capaz de nos auxiliar nesse sentido. O professor será um pesquisador, e seu laboratório será a sua sala de aula, a sua escola.


Edson Silva - Estudante de História - UNEB-DCH4

Nenhum comentário: